Temática da água em destaque na BMAD com as Jornadas ACT

A Biblioteca Municipal Afonso Duarte (BMAD), em Montemor-o-Velho, foi o palco, no dia 23 de novembro, das Jornadas de Segurança e Saúde no Trabalho do Baixo Mondego, realizadas pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), através do Centro Local do Mondego (CLM) e da Unidade de Apoio ao Centro Local do Mondego (UACL Mondego).

Ao reiterar a disponibilidade para voltar a acolher iniciativas desenvolvidas pela ACT, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou a “oportunidade de aprendizagem e atualização de conhecimentos” destes momentos. Referindo a “grande atualidade” das Jornadas e das temáticas abordadas, Emílio Torrão salientou ainda que a promoção do Bem-Estar e da alegria no trabalho “também contribuem para uma maior produtividade”.

Na iniciativa que teve como principal foco as regras, soluções técnicas e obrigações legais no setor da água, Pedro Costa, diretor do CLM, reiterou a importância da realização das jornadas por forma a contribuir para “uma sociedade melhor e mais segura no trabalho”.

A par das temáticas relacionadas com “Os Procedimentos de Controlo de Risco e Monitorização da Segurança no Trabalho da empresa Águas da Figueira”, a “Sinistralidade na empresa Águas do Baixo Mondego e Gândaras”, a “Utilização de sistemas de entivações especiais para a construção de infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento, de grandes diâmetros e a elevadas profundidade” ou “As obrigações do dono de obra”, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho fez uma demonstração de equipamentos para a extração de vítimas em espaços confinados.