Montemor-o-Velho continua a sensibilizar para a redução de resíduos com Planetário Itinerante ERSUC

O Pavilhão Municipal recebeu, no dia 23 de novembro, o Planetário Itinerante ERSUC “A Nossa Casa é um Planeta" e desafiou os/as alunos/as da Escola Profissional e Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, os/as utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra e os trabalhadores da Unidade de Ambiente, Limpeza e Saúde Animal do Município a ficarem a saber mais sobre Redução, Reutilização, Recuperação e Reciclagem de materiais e energia.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, marcou presença na iniciativa, desenvolvida no âmbito da programação municipal da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, e aproveitou o momento para agradecer a colaboração da ERSUC e para deixar palavras de reconhecimento aos Serviços do Município pela “dedicação e preparação de atividades que pretendem chegar a vários públicos, de modo a promover uma maior consciência ambiental, assim como alertar para a necessidade de que defender o Ambiente é uma missão de todos”.

“O Mundo é das crianças, dos jovens e de todas as pessoas que querem fazer a diferença e contribuir para a defesa do Planeta. O Município continua, com empenho, a trabalhar para ajudar a mudar mentalidades, a implementar medidas que vão ao encontro da proteção e poupança de recursos, e a desenvolver ações que incentivam ao reforço da economia circular”, reforçou o edil montemorense.

Ao longo do dia, as dezenas de participantes assistiram à projeção imersiva do vídeo “A Nossa Casa é Um Planeta” e, de forma lúdica e divertida, tomaram contacto com aplicação Recycle BinGo2.
Através do telemóvel, este é um jogo que transforma a reciclagem numa atividade ainda mais recompensadora, ao oferecer a possibilidade de ganhar prémios.

Em Montemor-o-Velho, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos termina do próximo domingo, dia 27 de novembro, no Centro Náutico, entre as 11h e as 18h30, com o Mercado da Mala Aberta.
Às 16h, a consultora de imagem Paula Prada apresenta a palestra “Já pensou em fazer compras dentro do seu guarda-roupa?”.

No sábado, o plogging continua a promover o desporto e a recolha de lixo concelho de Montemor-o-Velho, acontecendo nas freguesias de Arazede, Ereira, Liceia, Pereira e Santo Varão.