Carapinheira com cerimónia de entrega de diplomas e certificados

“É sempre um prazer podermos assistir a estes momentos e, por isso, a Junta de Freguesia da Carapinheira tem sem sempre as suas instalações disponíveis para acolher ações de formação e que contribuam para a melhoria do nível de escolaridade dos seus munícipes”, destacou, no dia 4 de março, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, na cerimónia de entrega de 22 diplomas e 24 certificados.

Na sessão que entregou 11 certificados do processo de RCVV - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – profissional de operador/a de fabrico de calçado, nível II, de 13 diplomas RVCC escolar 3º Ciclo e 22 diplomas do curso de informática – iniciação, o diretor geral da Profiforma | Centro Qualifica, Alfredo Lopes, referiu a importância dos formandos verem as suas competências reconhecidas, sendo “uma motivação para continuarem a apostar na formação”.

O presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da vereadora Paula Rama, dirigindo-se aos formandos fez questão sublinhar: “Tenho uma verdadeira admiração por todos. Vocês são um exemplo e demonstram uma grande inteligência ao apostar na formação, ficando com mais capacidades para enfrentar o mercado de trabalho”.

No momento, o autarca montemorense elogiou a união exemplar dos presidentes das Juntas de Freguesia da Carapinheira, de Meãs e de Tentúgal na missão de criar oportunidades aos trabalhadores que se viram confrontados com o encerramento da fábrica de calçado Karapi, bem como agradeceu publicamente o empenho que a diretora do Centro de Emprego da Figueira da Foz da Delegação Regional do Centro, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Adelaide Crespo, tem tido para com o Município e para com os seus munícipes.

“Eu tenho sido incansável e tudo tenho feito para vos ajudar. Contarão com a Câmara Municipal para vos ajudar porque vocês merecem isto e muito mais”, reforçou.

Ao lembrar o lema de que “nunca é tarde para aprender”, Adelaide Crespo, reforçou: “É muito importante que as competências sejam validadas”.

Na ocasião, a dirigente do Centro de Emprego da Figueira da Foz deu os parabéns aos formandos e referiu também que falta cerca de um mês e meio para o grupo que está em formação prática em contexto de trabalho, no Pavilhão Multiusos da Carapinheira, terminar a sua formação.

Recorda-se que a formação prática resulta de um esforço da Câmara Municipal, do IEFP, das Juntas de Freguesia da Carapinheira, Meãs do Campo e Tentúgal e da empresa Estrela Jubilante, no sentido de fornecer conhecimentos técnicos adequados aos futuros desafios na área do calçado.

A terminar a sessão, e em nome do grupo que recebeu os diplomas e os certificados, Isabel Matos, agradeceu o apoio das entidades e referiu: “Apesar de ter sido um processo muito difícil, os formadores foram exigentes, mas deram-nos sempre muito conforto e ajudaram-nos”.

A cerimónia contou com a animação do Cancioneiro da LACAM. No final realizou-se um beberete de confraternização.