“Estamos a fazer história ao devolver a História à Capela de Sto. António”

O projeto “Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 6 – Requalificação da Envolvente Sul do Castelo/Capela de Santo António” continua em desenvolvimento.

Terminada que está a fase prévia do acompanhamento arqueológico, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, esteve à conversa com Maria Sousa, arqueóloga que detém a Direção Científica dos Trabalhos Arqueológicos, cuja obra está a cargo da Aruncalis, Lda de Leiria.

“Trata-se de um projeto de reabilitação da Capela de Santo António, em que a fase das sondagens prévias quer parietais quer no solo, já se encontra concluída, pelo que estamos a entrar para a fase de acompanhamento arqueológico propriamente dito”, esclareceu Maria Sousa.

A arqueóloga, ao destacar “a preocupação ao nível cultural e histórico da Câmara Municipal”, referiu: “Até ao momento estou muito satisfeita com os resultados obtidos. Os diversos achados serão alvo de estudo, sendo que serão descritos e analisados no relatório final, que deverá estar concluído no final deste ano, no âmbito das competências a mim conferidas pela Direção Regional de Cultura do Centro, nomeadamente a Direção Geral do Património Cultural.”.

A par dos vestígios osteológicos humanos que já se encontram em depósito provisório, devidamente acondicionados e guardados no Arquivo Municipal, Maria Sousa, sem avançar muitos pormenores, desvenda: “Nesta fase prévia foram feitas sondagens no solo dentro da nave e na capela-mor, que revelaram vários materiais arqueológicos de substancial importância, desde material osteológico humano e fauna (mamalógico), cerâmicas, material malacológico (moluscos e crustáceos), e material numismático” “e foram também feitas sondagens parietais, nas quais descobri um nicho que será alvo de recuperação e que certamente será mais um item que ajudará a caracterizar este edifício”.

Os trabalhos de reabilitação continuam, mas Maria Sousa garante que “ainda há muita investigação para fazer, quer pela decapagem das paredes quer pela investigação documental a realizar, no sentido de estabelecer uma história cronológica de ocupação deste espaço”.

Muito satisfeito com as evidências encontradas e com as obras de recuperação em curso, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão foi perentório: “Estamos a fazer história ao devolver a História à Capela de Santo António”.

“É preocupação deste município devolver a História aos nossos monumentos porque é com ela que nós também consolidamos a nossa afirmação no concelho, na região e no país”, assegurou.

O autarca montemorense foi mais longe e reforçou: “Há mais investimentos que vão ser feitos, mas, efetivamente, Montemor-o-Velho há muito tempo que precisava de ter novidades sobre a sua História”

“Nós vamos continuar, com empenho, a procurar mais motivos que continuem a afirmar a nossa identidade e a importância deste belíssimo território”, concluiu.

A obra “Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Montemor-o-Velho – PARU 6 – Requalificação da Envolvente Sul do Castelo/Capela de Santo António” é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Com um investimento elegível de cerca de 158mil euros, a obra é comparticipada a 85%, representando, por isso, um apoio próximo dos 134 mil euros.