Itens filtrados por data: terça, 17 dezembro 2019

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, avisa que se prevê, “para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas”, sendo esperados períodos de chuva ou aguaceiros persistentes, agravando-se para o final de tarde de quarta-feira, dia 18 de dezembro. Na quinta-feira, dia 19, é expectável o agravamento do tempo, com a ocorrência de vento forte.

Como medidas preventivas, a ANPC sugere, por exemplo, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; proceder a uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensa; conduzir com precaução, estando atento à possível formação de lençóis de água nas vias; assim como ter um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.
Em consequência deste agravamento de tempo, é expectável a subida das águas, podendo provocar cheias, mas também inundações rápidas em meios urbanos, solicitando-se especial atenção às zonas ribeirinhas e às suas zonas de apoio, e também às zonas agrícolas onde poderá ser necessário salvaguardar equipamentos agrícolas e animais.

Acompanhe a situação meteorológica em www.ipma.pt

Publicado em Notícias
terça, 17 dezembro 2019 18:48

Natal chegou à Escola Básica de Arazede

No dia 17 de dezembro, a comunidade educativa da Escola Básica (EB) reuniu-se no Pavilhão da AFA – Amigos da Freguesia de Arazede para celebrar a quadra natalícia, mostrando os muitos talentos dos alunos.
Música, dança, poesia e alegria encantaram o muito público presente.
No momento, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, aproveitaram para desejar “um feliz Natal e bom ano de 2020”.
Publicado em Notícias

No dia 17 de dezembro, a edição de 2019 do Corta-mato Concelhio do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV) foi também uma forma de prestar uma homenagem póstuma ao professor José Correia Branco, pela sua dedicação ao Desporto Escolar durante duas décadas. Para o efeito, em Montemor-o-Velho, entre a pista de atletismo e o parque de merendas, estiveram em disputa o Corta-mato Concelhio AEMOV, que dá acesso aos melhores atletas ao Corta-mato Distrital, e o Troféu José Correia Branco.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, marcou presença na iniciativa e deixou palavras de agradecimento ao AEMOV “por continuar a promover também o desporto e, eventualmente, a descoberta de novos valores para a modalidade”.
A manhã desportiva teve contou ainda com a realização de uma prova adaptada, assim como apurou os seis melhores atletas (masculinos e femininos), nos escalões de infantis A e B, de iniciados, juvenis e juniores, e que vão participar na eliminatória regional que se vai realizar na Figueira da Foz, no dia 23 de janeiro.
O Corta-mato Concelhio do AEMOV / Troféu José Correia Branco reuniu cerca de 260 participantes, com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos, em representação das cinco Unidades Orgânicas do AEMOV (Arazede, Carapinheira, Montemor-o-Velho e Pereira).
O pódio do Troféu José Correia Branco foi ocupado pelas Unidades Orgânicas de Montemor-o-Velho (1º), Carapinheira (2º) e Arazede (3º).

Os resultados vão ser disponibilizados em www.aemontemor.pt

Publicado em Notícias

No dia 17 de dezembro, a Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, reuniu funcionários, entidades e convidados para um almoço de convívio, assinalando, deste modo, no restaurante Patinhos, na Carapinheira, a quadra Natalícia.
Na iniciativa que contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes; o diretor da Associação de Beneficiários, Ferreira de Lima, desejou “um bom Natal” e manifestou a intenção “de continuar a trabalhar para levar a obra do Pranto a bom porto”.
Recorda-se que o Projeto de Valorização Fundiária com Emparcelamento do Pranto I, o Campo do Conde, tem estimado a beneficiação de 340 hectares e um adutor de rega com cerca de 10 km.

Publicado em Notícias

No dia 16 de dezembro, a Cooperativa Agrícola do Bebedouro reuniu entidades, convidados, funcionários e Corpos Sociais no tradicional jantar de Natal, no Amieiro, na Freguesia de Arazede.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, marcou presença na iniciativa e, à conversa com os presentes, congratulou-se por marcar presença no momento de convívio, fez votos para que “seja um excelente Natal para os agricultores e as suas famílias” e desejou que 2020 “seja um ano de esperança”.
José Marques, presidente da direção da cooperativa, ao desejar “um feliz Natal” para todos, referiu: “É com muito gosto que nos voltamos a reunir e espero que nos possamos voltar a encontrar no próximo ano para assinalarmos esta época festiva”.
Ao dar nota dos “desafios que os sectores do leite e dos cerais enfrentam”, o dirigente lembrou: “Temos que ganhar escala para sermos mais competitivos”.

Publicado em Notícias
terça, 17 dezembro 2019 14:51

Sessão Ordinária da Assembleia Municipal

15h | Salão Nobre | Paços do Concelho | Montemor-o-Velho

Publicado em Reuniões de Câmara

21h30 | Quinta do Outeiro | Tentúgal

Publicado em Agenda Cultural

Saber...