Itens filtrados por data: domingo, 12 junho 2022

Junto ao Mercado Municipal, em Montemor-o-Velho, o serão foi preenchido com muito brilho, música e animação, no dia 12 de junho. As Marchas Populares de Santo António contaram com a presença de muito público que assistiu à criatividade e alegria das cinco marchas participantes em representação da freguesia de Meãs do Campo (Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo infantil e adulto), da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (FIRA - Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira e Rancho Folclórico Flores das Tricanas de Abrunheira) e da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (ACM – Atlético Clube Montemorense).

“Sejam muito bem-vindos a esta noite de cor e de magia de marchas populares”, começou por referir a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, que aproveitou o momento para deixar um cumprimento especial aos presidentes da Freguesia e das Uniões de Freguesias participantes na iniciativa que “muito honra o Município de Montemor-o-Velho por ter, novamente, esta tradição das marchas populares na sede de concelho”.

“Quem participa numa marcha sabe que, para além do dia da apresentação ao público, existem um conjunto de encontros, de partilha, de preparação e, por isso, sabemos as vivências que daí advêm e os laços que aí se criam. Depois de dois anos tão difíceis que nós vivemos, entendemos que era necessário que o Município desse um estímulo positivo para que pudéssemos voltar a ter convívio, magia e alegria”, reiterou.

Para Diana Andrade, “temos um excelente património edificado, mas nada se compara à força das nossas gentes, à força das pessoas que se envolvem, que agarram nos desafios que lhes são lançados e que transformam sempre todas as iniciativas em iniciativas brilhantes”.

No momento e ao deixar palavras de agradecimentos a todos os marchantes e a todos os participantes, a vereadora deixou ainda um repto: “Lanço um desafio a todas as Juntas de Freguesia que não estão aqui representadas que, para o ano, consigamos o desígnio de ter aqui 11 marchas, uma por cada Freguesia e União de Freguesias, para termos uma noite ainda mais colorida e mais feliz”.

Reunindo centenas de marchantes, a história das Marchas Populares de Santo António 2022 fica também marcada pelo apelo à paz, protagonizado pelas crianças da marcha infantil Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo ao lembrarem as crianças ucranianas com a exibição da bandeira da Ucrânia durante a sua atuação e o desafio da marcha ACM – Atlético Clube Montemorense que convidou, no final, o público e entidades presentes a integrar a sua marcha, encerrando, com chave de ouro, o regresso das Marchas Populares de Santo António à sede de concelho.

Publicado em Notícias

No dia 12 de junho, o teatro subiu ao Castelo com a animação de rua “Jorge Retorna a Montemor | Os Quadros”, numa apresentação a cargo do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC).

Encenada por Diogo Carvalho, a fábula histórico-cénica de Armando Nascimento Rosa teve a sua estreia a 29 de abril de 2022 no Teatro Esther de Carvalho e, durante o mês de junho, ganha uma nova dimensão. A obra é reinterpretada e percorre diversos espaços do Castelo de Montemor-o-Velho, conduzindo o público por uma viagem repleta de peripécias, sob a orientações de um grupo de atores empenhado da (re)descoberta de Jorge de Montemor.

“O nosso Castelo é um espaço pleno de História, mas é também um espaço absolutamente surpreendente, conseguindo, sempre que aqui vimos, proporcionar-nos experiências novas e encantar-nos como se nunca aqui estivéssemos estado”, avançou, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, no final da iniciativa integrada no “Castelo Sente”, a programação regular no nosso Castelo desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho.

“Este é um espaço que se quer vivo e dinâmico, por isso, deve ser encarado também como um equipamento cultural. Assim, entre maio e outubro o espaço vai dar destaque, por exemplo, aos agentes culturais do concelho. Dança, teatro e música são algumas das áreas que vão continuar a desafiar os/as visitantes a viver e a sentir o Castelo que é de todos nós”, frisou a vereadora, na companhia do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos.

“Aproveito ainda para, desde já, agradecer a participação das associações do concelho. Neste mês de junho, fica o convite para visitarem o concelho e, ao domingo, visitarem também o Castelo e assistir a este trabalho notável do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC): Jorge Retorna a Montemor | Os Quadros”, concluiu.

“Jorge Retorna a Montemor | Os Quadros”, acontece no castelo de Montemor-o-Velho, aos domingos, às 17h30. As próximas sessões realizam-se nos dias 19 e 26 de junho.

A entrada é livre.

Publicado em Notícias
 
12 de junho/domingo | 21h | Mercado Municipal
A iniciativa conta com a participação de cinco marchas, representantes da freguesia de Meãs do Campo (infantil e adulto), da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (infantil e adulto) e da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (adulto).
22h30 Arraial
Entrada é Livre.
Publicado em Agenda Cultural
12 de junho | 17h30
 
Integrada na programação regular “Castelo Sente”, programação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, a iniciativa vai desvendar alguns dos momentos da peça “Jorge Retorna a Montemor”, a mais recente produção do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC).
 
Entrada Livre
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 12 junho 2022 13:50

IV Trilhos do Arroz Doce | Formoselha

12 de junho/domingo | 9h30 | Polidesportivo de Formoselha

Prova de Trail Running de caráter competitivo, com cerca de 19km, um Mini-Trail de 12km e uma Caminhada de 9km.

Org. > Formobike BTT & Trail Running (Secção do CRP de Formoselha-ACDS)

Publicado em Agenda Cultural

10, 11 e 12 de junho

 

 

12 de junho/domingo

9h Missa com animação da Banda S. Sebastião

10h Procissão

Publicado em Agenda Cultural

No dia 12 de junho, realizou-se, na Pista de Atletismo de Montemor-o-Velho, a Kinder Cup AVC (Associação de Voleibol de Coimbra) 2022.

Cerca de duas centenas de atletas participaram na iniciativa que apurou os representantes do distrito para a fase final nacional da competição.

Com o apoio do Município de Montemor-o-Velho, a Kinder Cup AVC 2022 realizou-se nos escalões de minis, infantis, iniciados, juvenis, cadetes e juniores, e foi uma organização da Associação de Voleibol de Coimbra (AVC), sendo desenvolvida sob a égide da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

 

Publicado em Notícias

10, 11 e 12 de junho | Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Liceia

  

Dia 12

12h30 Abertura do Evento

13h Festival da Francesinha

15h Concertinas Amigos da Paródia

18h Encerramento

 

Para mais informações:

www.cervejadiva.pt / www.facebook.com/ccrdl.liceia

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 12 junho 2022 11:27

Colheita de Sangue | Portela

12 de junho/domingo | 9h – 13h | Grupo Cénico e Amador da Portela, freguesia de Tentúgal

Publicado em Agenda Cultural

No domingo, dia 12 de junho, a 4ª edição dos Trilhos do Arroz Doce, organizada pela Formobike BTT & Trail Running (Secção do CRP de Formoselha-ACDS) trouxe até Formoselha, na freguesia de Santo Varão, cerca de 300 participantes para mais um momento desportivo e de convívio.

Ao referir que “a iniciativa conta com um trail (19km) que faz parte do circuito da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC), um mini-trail (12km) e uma caminhada”, Tiago Coelho, vice-presidente da Formobike, com palavras de agradecimento às entidades, patrocinadores e a todas as pessoas que “contribuem para o sucesso do evento”, referiu: “a adesão está dentro das nossas expetativas e gostávamos muito que poder continuar a organizar este evento na freguesia “.

Presente no início IV Trilhos do Arroz Doce, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, deixou palavras de elogio à organização pela “capacidade de congregar esforços na realização de mais um grande evento desportivo”, bem como saudou “a realização de uma prova que contribui para a promoção de Formoselha, da freguesia de Santo Varão e do concelho”.

 

Consulte os resultados em https://www.runmanager.net/eventos/iv-trail-trilhos-do-arroz-doce/612.

Publicado em Notícias
Pág. 1 de 2

Saber...