Itens filtrados por data: sábado, 09 julho 2022

Tal como os Campos do Mondego oscilam ao sabor das estações, também o castelo de Montemor-o-Velho oferece uma imensidão de imagens, capazes de surpreender, arrepiar e de fazer sonhar. Este sábado, dia 9 de julho, a visita noturna guiada “Castelo de Enigmas” levou mais de meia centena de participantes, por uma viagem onírica protagonizada por figuras notáveis ligadas às vivências de Montemor-o-Velho.

Através da participação de atores e atrizes do Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho (CITEC) e do Grupo Cénico e Amador da Portela (GCAP), o Abade João, a Infanta D. Teresa e Fernão Mendes Pinto foram os cicerones de um serão que mostrou sonho e realidade, história e memória e que fez do conhecimento um catalisador para criar e sentir mais emoções.

O “Castelo Sente” é uma ação cultural promovida pelo Município de Montemor-o-Velho e que pretende dar voz e visibilidade aos agentes culturais locais, aos/ás artesãos/ãs e aos produtores locais.

Depois do sucesso da iniciativa “Castelo de Enigmas”, estão previstas, para os meses de agosto, setembro e outubro, mais guiadas noturnas ao Castelo subordinadas a outras temáticas.

Publicado em Notícias

Este sábado, dia 9 de julho, celebrou-se a poesia, a amizade e arte na Associação Cultural e Recreativa – Alegria do Zambujeiro com apresentação do livro de poesia “À beira do mar espero por ti”, de Abel Carapêto.

Tal como surgiu esta primeira obra do autor nascido em Vila Nova de Outil, no concelho de Cantanhede, e a residir no Zambujeiro, na freguesia de Arazede; assim foi o sarau cultural: um momento de comemoração da vida, da amizade e da solidariedade.

Sem desvendar o que virá depois desta primeira obra, Abel Carapêto, antes o sarau cultural protagonizado pelos seus amigos, referiu que “o livro vai continuar a fazer o seu caminho de divulgação”, estando previsto ser apresentado na Expofacic e, no dia 15 de agosto, no festival Catraia, na Praia da Tocha.

No momento, Abel Carapêto, contou como surgiu o livro de poesia “À beira do mar espero por ti”. “Este livro foi uma prenda de aniversário dos meus amigos que, com a cumplicidade da minha mulher, escolheram os poemas e deram forma ao livro. A capa é também uma obra de arte feita pelo artista José Pereira e o até o título escolheram”, asseverou divertido.

Abel Carapêto referiu ainda que vai “continuar a escrever poesia” e que “este livro tem um caráter solidário”. “A maior parte das verbas angariadas com a venda do livro vão reverter para a Cooperativa Arco-íris Brilhante, uma associação que apoia crianças com paralisia cerebral”.

 

Fotografias gentilmente cedidas por Bruno Ranhel.

Publicado em Notícias
sábado, 09 julho 2022 16:55

“Há Fados no Parque” | Carapinheira

9 de julho/sábado | 22h30 | Parque de Nª Srª das Dores

Entradas Livres

Publicado em Agenda Cultural

Este fim de semana, 9 e 10 de julho, o Centro Náutico acolhe o Campeonato Nacional de Regatas em Linha (Velocidade), reunindo cerca de 800 canoístas, nos escalões de juniores, seniores e masters.

Ao referir que “o Centro Náutico é uma estrutura desportiva de excelência que, a cada evento, reforça o seu papel ativo da promoção desportiva do concelho, da região e do país”, Célia Craveiro, adjunta do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, fez questão de marcar presença no primeiro dia de competição, tendo destacado “o trabalho profícuo que a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) tem efetuado, por exemplo, no desenvolvimento da modalidade ou na preparação de campeonatos internacionais”.

“Desejo que seja um bom momento desportivo e que o Centro Náutico continue também a contribuir ativamente para a formação de atletas de excelência e de qualidade mundiais”.

No momento, Vítor Félix, presidente da FPC, lembrou que “o Campeonato Nacional de Regatas em Linha é a principal prova do calendário nacional de velocidade e que estão a competir, em Montemor-o-Velho, os/as atletas que vão representar Portugal no próximo Campeonato do Mundo”.

Mostrando-se confiante “com o bom caminho” da nova torre de chegada do Centro Náutico está a fazer, de modo a ser utilizada, em 2023, no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, o dirigente destacou também “a parceira duradoura e muito válida” existente com o Município de Montemor-o-Velho.

Os resultados podem ser vistos em timetable.canoesprintportugal.com e as finais e semifinais são transmitidas em streaming em https://youtube.com/channel/UC3wShE_Uw0fiA72GZ0vfV9g.

Nos dias 23 e 24 de julho é a vez dos escalões de iniciados, infantis e cadetes entrarem na água para a 2ª parte do Campeonato Nacional de Regatas em Linha.

A prova é de entrada livre, sendo uma organização da FPC com o apoio do Município de Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

O Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho recebe, neste fim de semana, 9 de 10 de julho, o Estágio Internacional de Verão, reunindo cerca de 400 atletas de todo país que, sob a orientação dos Senseis Luis Maria Sanz, 8º Dan – Espanha, Silvio Campari, 7º Dan – Itália e José Ramos, 8º - Dan, vão a apurar as suas técnicas marciais e realizar exames de graduação.

A iniciativa, organizada pelo Centro Português de Karate (CPK), tem o apoio do Município de Montemor-o-Velho e da Associação de Karaté de Montemor-o-Velho (AKMV), e é também o palco de uma formação de treinadores (graus I, II, III e IV), sendo uma ação acreditadas pelo IPDJ (1,6 unidades de crédito).

A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, marcou presença no arranque da iniciativa e aproveitou o momento para desejar “votos de muita longevidade” ao mestre internacional Luis Maria Sanz, por forma “a continuar a inspirar e a ensinar os/as praticantes da modalidade”.

Com palavras de reconhecimento ao CPK e “ao trabalho que a AKMV continua a desenvolver”, Célia Craveiro congratulou-se “pela realização de mais uma iniciativa desportiva que volta a confirmar que Montemor-o-Velho é um concelho amigo do desporto e com condições para a prática de diversas modalidades desportivas”.

De igual modo, José Luísa Silva, presidente da CPK, agradeceu o apoio do Município e a forma como foram recebidos em Montemor-o-Velho

Para Álvaro Fabião, presidente da AKMV, “a adesão ao evento acabou por superar as nossas expetativas, uma vez que este é o primeiro grande evento realizado de forma presencial depois dos confinamentos”. À margem do evento, o dirigente convidou ainda as pessoas a experimentarem a modalidade do karaté. “Estamos no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho às 2ªs, 4ªs e 6ªs, das 19h as 20h”.

Publicado em Notícias

9 julho/sábado | 21h30 | salão da Associação Cultural e Recreativa – Alegria do Zambujeiro

Publicado em Agenda Cultural

7, 8, 9 e 10 de julho

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 09 julho 2022 09:28

Festa do Barquense | Casal Novo do Rio

 

9 e 10 de julho

Publicado em Agenda Cultural

9 e 10/sábado e domingo | auditório da Escola Secundária e Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural
Pág. 1 de 2

Saber...