Itens filtrados por data: sábado, 21 março 2026

 

O Museu Municipal – Peregrinações, em Montemor-o-Velho, recebeu, no dia 21 de março, a apresentação da reedição da obra Da Terra e do Céu, numa iniciativa que assinalou o Dia Mundial da Poesia e homenageou Monsenhor Nunes Pereira, no âmbito das comemorações dos 120 anos do seu nascimento e dos 25 anos da sua morte.

O momento contou ainda com duas sessões complementares: “Uma Visita Poética”, protagonizada pelo teatro comunitário de Montemor-o-Velho, e apontamentos musicais interpretados pelo duo de violoncelo e piano, composto por João Vitória e Tiago Baptista.

Na sessão de boas-vindas, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, destacou a escolha do museu como espaço simbólico, não só pelo seu valor patrimonial, mas também pela ligação ao homenageado. Recordou, nesse contexto, o período em que Monsenhor Nunes Pereira esteve no concelho, entre 1929 e 1935, onde iniciou a sua atividade sacerdotal e artística, tendo restaurado património, nomeadamente a capela-mor do Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Foi também nesse período que publicou textos e desenhos e escreveu a sua primeira obra poética, Da Terra e do Céu.

O autarca sublinhou ainda que “este evento é uma oportunidade para reforçar os laços de cooperação com os municípios parceiros e com as instituições culturais que partilham este compromisso”, acrescentando que a iniciativa se afirma como “um momento de reconhecimento, de partilha e de valorização da memória, da arte e da cultura enquanto elementos centrais da identidade do concelho”.

Também o reitor do Seminário Maior de Coimbra, padre Nuno Santos, destacou a capacidade da obra de Monsenhor Nunes Pereira para evocar memórias, sons, imagens e sabores de outros tempos. Por sua vez, Virgínia Gomes, em representação do Museu Nacional de Machado de Castro, agradeceu ao Município o acolhimento da iniciativa, sublinhando a relevância do homenageado e recordando que “a simplicidade é uma das coisas mais difíceis de alcançar”.

Na apresentação da reedição da obra, Ana Maria Bandeira evidenciou que “a produção de Monsenhor Nunes Pereira reflete uma profunda ligação entre fé, arte e natureza”, destacando que a sua vocação artística e sacerdotal estiveram sempre interligadas, deixando às gerações futuras “um testemunho de arte e de fé”.

A encerrar a iniciativa, o teatro comunitário de Montemor-o-Velho recriou, em dois momentos distintos, uma visita do homenageado ao território, dando vida às personagens que marcam a sua obra. Seguiu-se uma visita guiada ao museu e um momento musical.

Recorde-se que esta iniciativa integra o programa comemorativo que decorre até ao final do ano, sob o lema “Nunes Pereira: do nascimento ao [re]nascimento”.

A comissão organizadora é constituída pelo Seminário Maior de Coimbra, pelo Museu Nacional de Machado de Castro e pelos municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis, Lousã, Coimbra, Montemor-o-Velho e Cantanhede.

 

Publicado em Notícias
sábado, 21 março 2026 17:50

Senhor dos Passos | Tentúgal

19, 20, 21 e 22 de março de 2026

Publicado em Agenda Cultural

Dia 21 de Março

 Futsal

Liga de Futsal INATEL – Coimbra
Jornada 14 | Grupo A

Casa do Benfica × AC Lavos
 19h00
 Pavilhão Municipal


22 de Março

 Voleibol

Torneios de Encerramento

AV Coimbra | AV Leiria | AV Santarém

Cadetes Feminino Série A

CB Montemor x Marinha Grande VC

 16h00
 Pavilhão Municipal

 

 

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 21 março 2026 15:51

Hawaii Party | Faíscas

21 de março de 2026 | sábado | 23h30 | Pavilhão CSRC Faíscas - Arazede

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 21 março 2026 15:50

Agenda Desportiva | CDC


“Vamos à Bola”

21 e 22 de março de 2026, sábado e domingo

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 21 março 2026 15:47

Mercado Sem Regras | Montemor-o-Velho

9h - 17h | Jardim junto ao Mercado

21 de março de 2026 . sábado

Publicado em Agenda Cultural

Comemorações de Homenagem | Monsenhor Nunes Pereira

21 de março de 2026 | sábado | 15h00 | 18h30 | Museu Municipal - Peregrinações

Inscrições limitadas, mas obrigatórias para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Publicado em Agenda Cultural

21 de março de 2026 | sábado | 19h | Centro Beira Mondego

Publicado em Agenda Cultural
sábado, 21 março 2026 10:17

Dia do Pai | Montemor-o-Velho

Dia do Pai | Montemor-o-Velho

21 de março | sábado | 10h | Mercado Municipal de Montemor-o-Velho

Publicado em Agenda Cultural

Paixão de Cristo | Grupo de Teatro de Braga

21 de março de 2026 | sábado | 19h | Capela de Santa Luzia | Freguesia de Tentúgal

Publicado em Agenda Cultural

Saber...