Montemor foi palco do início das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Em direto de Montemor-o-Velho, a Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel mostraram aos portugueses os 140 doces candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal.
No programa que lançou a abertura das linhas telefónicas para votação nos apreciados doces, falou-se também das maravilhas do concelho de Montemor-o-Velho, numa viagem pela identidade, cultura, história e estórias do Baixo Mondego.
Para Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, é uma “honra acolher o primeiro programa das 7 Maravilhas e o último”, “uma opção clara da RTP por este Município”. Reconhecendo “a capacidade das 7 Maravilhas em promover o território e os valores endógenos de Portugal”, o edil montemorense sublinhou que “Montemor-o-Velho é doce e tem muito para descobrir”. Dos maravilhosos embaixadores açucarados: Pastel de Tentúgal e Arroz Doce do Baixo Mondego, sem esquecer o versátil e saboroso arroz carolino do Baixo Mondego, passando por uma paisagem vibrante e um património riquíssimo.
Em Montemor esteve, ao longo do dia, um rol de ilustres convidados, como Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas de Portugal, Ana Paula Pais, coordenadora da rede de escolas de hotelaria do Turismo de Portugal, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, José Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, Jacinto Lopes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, ou João Pinto de Sousa, editor do livro “Um doce pecado - os 140 doces Maravilha de Portugal”.
No programa que marcou o início de uma maravilhosa viagem pelo território, mostrou-se também o melhor do concelho de Montemor-o-Velho.
23 de julho é a data do programa que vai eleger o doce representante do distrito de Coimbra. Para além dos deliciosos representantes de Montemor-o-Velho, o Arroz Doce do Baixo Mondego e o Pastel de Tentúgal, estão ainda em competição as Arrufadas de Coimbra, o Bolo de Ançã, a Escarpiada de Condeixa, os Pastéis de Santa Clara e o Pudim das Clarissas.
A participação da população é essencial para o programa, uma vez que são as pessoas que escolhem, mesmo nesta fase regional.
A 7 de setembro, Montemor-o-Velho ficará ainda mais doce ao acolher a grande final deste concurso das “7 Maravilhas - Doces de Portugal”.
760 107 099 (para o Arroz Doce do Baixo Mondego) e 760 107 104 (para o Pastel de Tentúgal) são os números de telefone (chamada com um custo de 0,60€ + IVA) para votar nos doces de Montemor-o-Velho até 23 de julho.