Município de Montemor-o-Velho e Altice unidos na expansão da oferta de fibra ótica no concelho

No dia 20 de setembro, o município de Montemor-o-Velho deu mais um passo na valorização do seu território. Com o objetivo de expandir a rede de fibra ótica no concelho, o Município de Montemor-o-Velho e a Altice Portugal firmaram uma parceria, através da assinatura de dois protocolos, que pretende promover uma maior inclusão, conetividade e eficiência no território de Montemor-o-Velho.
Nos protocolos assinados na tarde de sexta-feira por Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, ficou estabelecido que a empresa de telecomunicações assume o compromisso de executar a expansão da rede de fibra ótica no concelho de Montemor-o-Velho, tendo como objetivo alcançar uma taxa de disponibilidade superior a 75% do número de fogos do território, assumindo as duas partes o compromisso de colaboração em processos de gestão da inovação, partilha de know-how e das infraestruturas já existentes.
Ao lembrar o avanço tecnológico nos serviços e nos equipamentos do município desde o seu primeiro mandato em 2013, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho aproveitou o momento para deixar palavras de agradecimento à Altice pela resposta dada aquando da tempestade Leslie, em 2018, e pela ligação com fibra ótica das zonas industriais do concelho.
“É desta fibra (ótica e de atitude) que precisamos”, referiu Emílio Torrão e sublinhou: “Queremos colocar Montemor no Mapa, mas é mais difícil se não se estiver ligado por fibra. Esta tecnologia é essencial para pessoas, mas também é fundamental para a economia local, nomeadamente para as pequenas e médias empresas se conectarem mais rapidamente com o mundo dos negócios”.
Ao desvendar alguns dos projetos de base tecnológica para o concelho, o edil montemorense desafiou a Altice a olhar para Montemor como um Município “que quer estar no mapa e no século XXI”: “Precisamos que tenham coragem, visão e que venham ao terreno falar com as pessoas”.
Evocando o exemplo explorador e audaz de Fernão Mendes Pinto e do Centro Náutico de Montemor-o-Velho na criação de campeões, Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, referiu: “É esse espírito que valorizamos e apreciamos e que nos faz caminhar”.
“A nossa estratégia tem sido ligar o mundo”, daí que, “num espírito de proximidade, estejamos lado a lado com autarcas e com as populações”. “Queremos melhorar a vida das pessoas e a captação de investimento”, reforçou e deu garantias “de que, nos próximos meses, 75% Montemor-o-Velho vai ficar com fibra ótica de última geração da Altice”.
Com “um investimento e esforço significativos” no alargamento da rede de fibra ótica em todo o país, o presidente executivo da Altice Portugal mostrou-se disponível para abraçar os desafios que venham a ser lançados à operadora de telecomunicações pelo Município de Montemor-o-Velho.
No final da sessão, a comitiva deslocou-se até à Portela, na freguesia de Tentúgal, para um momento simbólico de demonstração da fusão de fibra da Altice Portugal no município de Montemor-o-Velho, efetuada pelos técnicos de operações da operadora, com as devidas explicações do seu Chief Technology Officer, Luís Alveirinho.