Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego fez anos e foi à feira

No dia 27 de outubro, o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego (RFCBM) – Santo Varão, rodeado de muitos amigos, entidades e folcloristas, comemorou 22 anos de dedicação ao folclore e à etnografia.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, deixaram rasgados elogios ao dinamismo e qualidade da formação santovaronense e reiteraram a disponibilidade para continuar a colaborar com a instituição.
Bastante feliz pelo rancho aniversariante continuar “a recuperar, a preservar, a perpetuar e a divulgar a memória coletiva da Freguesia de Santo Varão”, o coordenador do RFCBM– Santo Varão, deixou palavras de agradecimento às instituições presentes e referiu: “O grupo tem tentado sempre aprimorar-se, num processo de melhoria contínua. Fazemos por ir procurar os hábitos e costumes da população da freguesia e tentar recriá-los, por exemplo no trajar e no cantar”.
Após o almoço de confraternização, a tarde cultural prosseguiu com a V Mostra Etnográfica Fátima Verão – “Quarta-feira sem Feira, Quarta-feira Solteira”.
“O rancho, conforme conhecemos hoje, com o seu critério de rigorosidade, nasceu com a Fátima Verão, por isso vamos recordá-la e fazer-lhe um tributo no decorrer da mostra dedicada à feira. A Fátima Verão esteve ligada várias coisas aqui na terra, basicamente viveu o palco e sua segunda casa era o Centro Beira Mondego”, esclareceu Pedro dos Santos.
Ao longo da tarde, a sala e o palco do CBM transformaram-se num espaço de mercar, numa evocação da memória, da tradição e da cultura, reunindo dezenas de folcloristas da formação anfitriã, do Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha (Condeixa-a-Nova) e do Rancho Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha – Coimbra.