Arranjos exteriores do Convento de Nossa Senhora dos Anjos já começaram

Em Montemor-o-Velho, o futuro também se constrói com a preservação do património histórico e, por isso, os arranjos exteriores do Convento de Nossa Senhora dos Anjos já começaram.

A intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, está integrada na estratégia de desenvolvimento territorial, apoiada numa política de reabilitação urbana, representando um investimento superior a 662 mil euros.

A obra, cofinanciado pela UE através do CENTRO 2020 no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR), vai ser um dos cartões de visita da sede do concelho, permitindo revolucionar a imagem de um espaço que se encontra subaproveitado, assim como fazer uma ligação mais adequada e acessível entre o centro histórico e as zonas mais recentes da vila de Montemor-o-Velho.

A requalificação, para além de dar um maior destaque à imponência arquitetónica do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, vai também reforçar a segurança rodoviária e pedonal, dando uma nova urbanidade àquele espaço da sede do concelho, com a criação de passeios, uma praça e lugares de estacionamento.

As preocupações ambientais também não foram esquecidas e, como complemento à intervenção de requalificação do espaço, está a ser construído um furo de captação de água com vista a garantir a autonomia da rega dos espaços ajardinados na envolvente do Convento de Nossa Senhora dos Anjos.

Esta intervenção decorre em paralelo aos trabalhos que estão a decorrer e é realizada ao abrigo do projeto "Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra", liderado pela CIM – Região de Coimbra, sendo cofinanciado Fundo de Coesão, através do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Recorda-se que se encontra a decorrer uma renovação profunda do interior do Convento com o intuito de lhe dar um novo uso museológico e cultural. As duas obras representam um investimento global próximo de 1,3 milhões de euros.

O Município de Montemor-o-Velho continua assim, e mesmo em tempo de pandemia, a avançar com os projetos essenciais para o futuro do concelho e para o bem-estar dos Munícipes, promovendo a retoma e o crescimento da economia.