“Violência não, passa a palavra da tua indignação”, exposição alerta para a violência

Quando chegam à escola sede do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), as alunas e os alunos deparam-se com um laço preto e com os números das vítimas de violência expressos no relatório de 2020 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Uns metros mais à frente e antes de abrirem a porta vão poder ler que “Amor é o que te dá tranquilidade, não dor de cabeça”.
Esta é uma das muitas mensagens que pretendem “alertar e sensibilizar as pessoas para as questões da violência doméstica e no namoro”, referiu Afonso Cadima, em representação dos 23 colegas das turmas D1 e D2 do 10º ano, dos cursos Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (TAGD) e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (TGEI), responsáveis pela preparação da exposição “Violência não, passa a palavra da tua indignação”.
“Queremos alertar para estas questões e ajudar a mudar comportamentos, pois não queremos ser mais um número na estatística”.
Presente na abertura da exposição, a Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho elogiou o trabalho de todos os envolvidos e destacou, sobretudo, “a criatividade, a entrega e a coragem das alunas e dos alunos em abraçarem uma causa que precisa do contributo de todos”.
Para Diana Andrade, “é muito gratificante para o Município e para a CPCJ assistir ao desenvolvimento de ações no meio escolar que são capazes de ultrapassar preconceitos e os muros da escola. A comunidade transforma-se a partir da escola e, por isso, só temos que agradecer o trabalho da comunidade educativa e continuar a construir um caminho de apoio e parceria nas diversas áreas de desenvolvimento”.
A par da exposição, trabalhada e preparada em várias disciplinas, envolvendo, por exemplo, a área de integração, português ou tecnologias da informação e comunicação, a iniciativa desafia ainda a usar uma fita preta no pulso como forma de divulgar e alertar para as diversas formas de violência.
A campanha-choque pensada por jovens e para os jovens também faz uso das redes sociais ao incentivar à partilha de uma imagem de um telemóvel com o texto “Violência Doméstica e no Namoro. Eu sou contra. Eu condeno. Eu denuncio! E Tu?”.
“Face à receção do tema junto da comunidade escolar e à sua importância, a exposição “Violência não, passa a palavra da tua indignação” vai ser um ponto de partida para continuar a trabalhar as temáticas da violência junto da comunidade escolar”, referiu a professora Ângela Tomé Cabral.
Em 2020, de acordo com a APAV, diariamente 24 mulheres, 5 crianças, 4 homens e 4 pessoas idosas foram vítimas de violência, sendo que em 54,1% das vezes a prática do crime ocorreu na residência comum e 16% das vezes na residência das vítimas.
Siga o conselho das alunas e dos alunos das turmas D1 e D2 do 10º ano do AEMOV, “Violência não, passa a palavra da tua indignação”.