Academia Musical Arazedense “orquestrou a revolução” do 25 de abril no último concerto das filarmónicas

No âmbito do programa municipal comemorativo do Dia da Liberdade, coube à Academia Musical Arazedense (AMA), no dia 28 de abril, fechar com chave de ouro o conjunto de 4 concertos protagonizados pelas filarmónicas concelhias.

No Centro Cultural do Seixo, a AMA “orquestrou a revolução”, naquela que, de acordo com o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, “foi em simultâneo uma inesquecível viagem musical e uma lição de história”. Na companhia do presidente da Junta de Freguesia do Seixo de Gatões, João Paulo Ângelo e do vice-presidente da Câmara Municipal, Décio Matias, Fernando Ramos acrescentou ainda: “ouvimos temas de períodos antes, durante e após a revolução que, juntamente com um acompanhamento narrativo irrepreensível, culminaram num concerto que se pode apresentar em qualquer palco para contar a história do 25 de abril”.

Dirigido pelo maestro Tiago Pereira, o concerto teve outros momentos igualmente marcantes como a apresentação do solista Francisco Pronto ou a interpretação do Hino Nacional.

Recorde-se que a Academia Musical Arazedense (AMA) foi fundada em 1 de Janeiro de 1950, herdando todas as tradições da Filarmónica Arazedense, cuja fundação remonta ao dia 25 de Março de 1894.

A programação do cinquentenário do 25 de abril termina no próximo dia 4 de maio com o concerto Abril 50 no Castelo de Montemor-o-Velho. O espetáculo terá a participação especial de Sérgio Godinho e promete ser verdadeiramente memorável, reunindo os músicos da Masterclass e diversos artistas nacionais e locais, numa fusão de várias artes como teatro, dança, poesia e música.

*Fotografias gentilmente cedidas por António Cordeiro