Aviso | Situação de alerta para risco de incêndio rural

As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para um aumento do índice de risco de incêndio entre este sábado e a próxima quinta-feira, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. Prevê-se uma subida da temperatura máxima do ar, que se traduz num aumento do índice de risco de incêndio. Perante este cenário, o Ministro da Administração Interna e o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, determinaram a Declaração da Situação de Alerta até ao final do dia 30 de maio.

Recordamos que é necessário e fundamental adequar os comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, adotando as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo em espaços rurais e considerando as restrições em vigor.
Em virtude da declaração da situação de alerta emitida, é proibido em todo o território continental a realização de queimadas extensivas e de queimas de sobrastes de exploração.
Sublinhamos que quando o índice de risco de incêndio for de nível elevado ou superior a queima de matos e amontoados está sujeita a autorização da autarquia local, não sendo permitido o uso de fogareiros e grelhadores em espaço rural, nem o lançamento de balões com mecha acesa e foguetes (o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal), tal como a fumigação ou desinfestação em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.