Aviso | Tempo quente e seco - aumento do risco de incêndio

As previsões meteorológicas para os próximos dias indicam um agravamento das condições meteorológicas favoráveis ao incremento do risco de incêndio, com tempo quente e seco.

É, por isso, necessário um cuidado redobrado por parte de todos, adequando comportamento e atitudes, de modo a evitar ignições suscetíveis de originar incêndios rurais. Adote as medidas de prevenção e precaução na utilização do fogo. Recordamos que estamos em Período Crítico, pelo que:

?É proibido fazer queimas ou queimadas;

?É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

?É proibido fazer lume ou fogueiras, exceto nos locais expressamente previstos para o efeito;

?É proibido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes (salvo com autorização prévia da Câmara Municipal);

?É proibido fumigar ou desinfestar apiários (exceto se equipados com dispositivos de retenção de faúlhas);

?Sempre que o índice de risco de incêndio rural esteja no nível máximo, não é permitida a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores;

?Durante os trabalhos em espaços rurais com recurso a maquinaria, use extintores e dispositivos de retenção de faíscas e faúlhas.

A prevenção começa em cada um de nós.
Portugal sem fogos depende de todos.
Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita).