Itens filtrados por data: sábado, 07 março 2020
sábado, 07 março 2020 23:50

"Alice -O Musical" estreia em Santo Varão

Foi com casa cheia que a Alice e os seus amigos viveram as suas aventuras no Centro Beira Mondego (CBM), em Santo Varão, no dia 7 de março. A companhia ADN de Palco estreou a sua 4ª produção "Alice -O Musical", inspirada nas obras “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” e “Alice do outro Lado do espelho”, de Lewis Carrol.
A par da composição musical original, o espetáculo, de acordo Teresa Roxo, “quer chegar a mais gente e tornar a arte ainda mais inclusiva”, por isso, Carolina Nunes e Joana Biscaia. interpretam, ao mesmo tempo que a ação decorre em palco, o espetáculo em Língua Gestual Portuguesa.
Antes de subirem ao palco, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, fez questão cumprimentar a jovem companhia teatral que desenvolve o seu trabalho no CBM e elogiou “o excelente trabalho que têm desenvolvido e a atitude criativa e inclusiva”, assim como se mostrou muito entusiasmada por receber a ADN de Palco no Festival do Arroz e da Lampreia, na próxima 5ª feira, às 20h, no dia 12 de março.
Amanhã, domingo, dia 8 de março, "Alice -O Musical" volta subir ao palco no CBM, às 17h.

Publicado em Notícias

Animação, Etnografia & Música ao vivo

7 março | sábado
12h-00h ARROZ DOCE NON STOP | Maratona de Confeição de Arroz Doce
16h00 SeniorMor Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho
17h00 Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro
18h00 Rancho Folclórico e Regional do Seixo
19h00 Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego Santo Varão
22h30 Quim Barreiros

8 março | domingo
14h00 Showcooking pelo Chef Luís Lavrador | Embaixador da Região de Coimbra: Região Europeia de Gastronomia 2021
15h00 Dancequi Grupo de Dança da ACRSQ
16h00 Grupo de Cantares Arroz aos Molhos
17h00 Puxófole
18h00 Afriklave Escola de Dança
19h00 Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo

9 março | segunda-feira
20h00 Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal

10 março | terça-feira
20h00 Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense
21h00 Grupo de Concertinas dos Netos Ferreira-a-Nova

11 março | quarta-feira
20h00 Grupos Mind Dance e Md Kids

12 março | quinta-feira
20h00 ADN de Palco | Centro Beira Mondego Santo Varão

13 março | sexta-feira
20h30 Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense
22h00 Fado com a Guitarra de Sílvio Girão
00h00 DJ Diogo Estobia

14 março | sábado
12h-00h ARROZ DOCE NON STOP | Maratona de Confeição de Arroz Doce
12h00 Espetáculo pelo Grupo de Artes e Espetáculo da Unidade Funcional de MMV da APPACDM de Coimbra
14h00 Desfile Chapéu Carolino| Seniores em Movimento
17h00 Grupo de Música e Cantares Alegria do Zambujeiro
18h00 Grupo de Dança Fénix Groove de Arazede
19h00 Rancho Folclórico de Escalos de Cima Castelo Branco
19h30 Cancioneiro da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego
20h30 Rancho Folclórico da Carapinheira
22h30 Tributo aos Xutos & Pontapés

15 março | domingo
14h00 Orquestra Ligeira da Carapinheira
15h00 Smile & Dance Grupo de Dança
16h00 Orquestra da Escola de Música da Academia Musical Arazedense
17h00 Grupo Folclórico da Vila de Pereira
17h00 Jogos Tradicionais
18h00 Rancho Folclórico Cantarinhas da FIRA
19h00 Raposas Dançantes - Grupo de dança da ACR Casal do Raposo
20h00 Rancho Folclórico Camélias da Gândara

Horário tenda Festival:
6ª (dia 6) | 19h/02h
6ª (dia 13) e sábados | 12h/02h
Domingos | 12h/00h
2ª a 5ª | 12h/ 00h

Saiba mais em Programação | Festival do Arroz e da Lampreia 2020

 

Publicado em Agenda Cultural

Ao longo do dia 7 de março, mais de meia centena de doceiras e ajudantes não tiveram mãos a medir para dar resposta ao muito público que queria provar e atestar qual era o arroz doce mais saboroso feito ao vivo no Festival do Arroz da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio, em Montemor-o-Velho.
Natália de Sousa, de Vila Nova da Barca, e Maria do Carmo Valente, da Ereira, foram as primeiras participantes a abrir primeiras 12 horas de pura doçura que encheu a tenda do festival com o aroma da tradição e dos sabores tradicionais.
“Já participei no ano passado e este ano cá estou outra vez para mostrar o nosso arroz doce, feito com o arroz Carolino do Baixo Mondego, é o melhor”, disse, Natália de Sousa, com um largo sorriso.
Mais tarde e com a mesma alegria e jovialidade, Maria Alice Oliveira Rodrigues, de Santo Varão, com os seus frescos 90 anos, preparou, com mestria, um arroz doce delicioso. Com uma participação de destaque no vídeo de promoção ao arroz doce, desenvolvido pelo Município, Maria Alice Oliveira Rodrigues, carinhosamente tratada por Tia Alice Pata, mantém aquele olhar de menina que se continua a encantar diariamente com a sua terra e a mostrar que, provavelmente, no arroz doce, tal como na vida, o principal ingrediente é o amor com que se fazem as coisas.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho fornece um kit com os produtos alimentares base (arroz Carolino do Baixo Mondego, leite e açúcar), avental, touca e luvas, tendo os participantes que trazer o tacho e os restantes utensílios necessários e, eventualmente, aquele ingrediente secreto que pode elevar ainda mais a deliciosa sobremesa.
Depois do sucesso na edição anterior, o Arroz Doce Non Stop regressa, este ano, em dose dupla. Os sábados de 7 e 14 de março vão ser, garantidamente, ainda mais doces, em Montemor-o-Velho.

MiniChef, desde pequenino a cozinhar como gente grande
Outras das novidades na edição de 2020 é dedicada às crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. O MiniChef põe os mais pequenos, literalmente, com as mãos no arroz Carolino do Baixo Mondego e, de forma divertida, mostra-lhes a excelência dos produtos do concelho e da região.
Preparar a própria refeição e depois partilhar a experiência ao redor de uma mesa é o desafio da iniciativa da Câmara Municipal, desenvolvida em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), Escola Profissional da Figueira da Foz e a Associação Diogo de Azambuja.
No sábado, no arranque da iniciativa, era visível a energia dos mais pequenos e a imensa vontade de aprender a cozinhar e de participar ativamente nas tarefas que decorriam sob orientação de Emanuel Faria, chef e formador da EHTC, que elogiou a prestação das crianças e “a importância da iniciativa também para sua educação gastronómica”.
Cromesquis de arroz Carolino do Baixo Mondego, arroz de tomate cherry salteado com queijo, filetes de cavala panados com lima e limão e espetadas de fruta com chocolate foi a ementa preparada pelos experientes minichefs.
“Estamos no MiniChef, temos mini lava-loiças, minibancadas, mesas pequenas, cadeiras pequenas e minipratos!”, observou, divertido, José Carraco dos Reis, com 9 anos, na companhia dos colegas de cozinha – Laura Santa Rita, com 9 anos, Diogo Martins, com 9 anos, Yara Santos Doutor, com 7 anos, Tomás Primo, com 6 anos, e Rafael Vigna, com 7 anos.
“Estou a gostar muito e está a ser muito divertido”, reforçou Yara Santos Doutor.
Criar memórias gastronómicas; despertar para a excelência dos produtos endógenos; incentivar e reforçar a importância de uma alimentação saudável; e alertar para a adoção de comportamentos que garantam uma maior sustentabilidade ambiental são algumas das premissas que estão na base do MiniChef.

Como participar no MiniChef:
Idade: entre os 6 e os 12 anos.

Inscrição:
As as inscrições podem ser efetuadas no secretariado do Festival do Arroz e da Lampreia, através de preenchimento de ficha de participação, ou enviando um por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com o nome do(s) participante(s) e contacto telefónico.

Horário:
O MiniChef estará aberto ao público jovem com o seguinte horário de funcionamento:  dias 7, 8, 14 e 15 de março das 12h às 15h e das 19h às 22h; e, dia 13, das 19h às 22h.

 

Sessões:

Cada sessão terá um máximo de 12 Minichefs.

 

Publicado em Notícias
8h30 | Centro de Alto Rendimento | Montemor-o-Velho

Inscrição obrigatória até ao dia 4 de março de 2020.

Ação acreditada pelo IPDJ
Componente específica canoagem (1,6 UC)

Saiba mais em http://www.fpcanoagem.pt/press/noticias/tabid/7871/
Publicado em Agenda Cultural

(pela primeira vez com a vertente de interpretação em Língua Gestual Portuguesa)

 

Centro Beira Mondego

7/sábado | 21h30

8/domingo | 17h

Reservas e informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 910 031 365 / 967 236 518

Publicado em Agenda Cultural

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho acolhe, ao longo do dia, a 4ª edição do Fórum de Treinadores de Canoagem. A iniciativa é uma organização conjunta entre a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), com o apoio do Município de Montemor-o-Velho, do IPDJ e do Gabinete de Desporto da Universidade de Coimbra.
Na sessão de boas-vindas, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, referiu: “O Centro Náutico está à vossa disposição e é um orgulho receber-vos e partilhar este equipamento desportivo que conta também com a colaboração da FPC no seu desenvolvimento”.
Na ocasião, José Veríssimo fez ainda referência às recentes cheias verificadas no concelho e aos avultados estragos que provocaram no Centro Náutico, todavia, mostrou-se confiante nas boas relações interinstitucionais e reforçou: “mais uma vez, em conjunto, acredito que vamos conseguir resolver as situações”.
Ricardo Machado, vice-presidente da FPC, reconheceu que “a formação contínua é um fator muito importante para o desenvolvimento” das diversas modalidades, reiterou que Montemor-o-Velho continua a ser a casa da canoagem, deixou palavras de reconhecimento à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho - “ que apesar das dificuldades continua a colaborar e a respondeu aos pedidos da FPC” - e desejou que 2020 “seja um ano memorável para a canoagem”.
Por sua vez, José Pedro Ferreira, diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra (UC), destacou “a parceria tripartida” entre as instituições e sublinhou: “A FPC é um exemplo da relação entre uma federação e uma universidade”.
Ao reiterar a disponibilidade para continuar a colaborar com o Município de Montemor-o-Velho, José Pedro Ferreira, deixou a ainda a possibilidade “de levar um pouco mais além a parceira”, deixando perceber a possibilidade de fazer uma extensão do laboratório da FCDEF no Centro Náutico, sendo “uma mais-valia e um serviço adicional prestado a todos aqueles que utilizam” o equipamento desportivo.
De igual modo, Beatriz Gomes, subdiretora da FCDEF, explicou que “o intuito do fórum foi trazer conteúdos e conhecimento diferente daquilo que tem sido abordado nas últimas três edições”.
“Vamos olhar para os músculos, para as questões da força e também trazer-vos aqui aspetos mais funcionais e de aplicação no terreno, no âmbito do treino”, disse.
As questões relacionadas com o COVID-19 obrigou a organização a proceder a alguns ajustes no programa, nomeadamente o preletor Andras Szabo fez a sua intervenção via Skype, no seguimento dos condicionalismos impostos pelo Governo Húngaro.
“Novas perspetivas e paradigma do músculo esquelético. A sua ação na cognição e na motivação”, por Paula Tavares; “O treino de força em atletas de elite: uma nova abordagem metodológica”, por Mário Tavares; “O treino funcional de core com bosu, fitball e bandas elásticas”, por João Santos; “Potencial e limitações do controlo da resposta automática (HRV) na monitorização da adaptação à carga de treino em modalidades de resistência”, por Luís Rama; “Força muscular, velocidade e potência – potencial dos desenvolvimentos tecnológicos”, por Beatriz Gomes; “Fatores de risco e equipamentos de segurança na canoagem de mar”, por Vítor Milheiro; e o output de trabalhos académicos para o desenvolvimento do conhecimento em canoagem são os temas que vão estar em destaque ao longo do dia.
A formação é dirigida a treinadores de Canoagem, bem como estudantes e profissionais da área das Ciências do Desporto e afins.
O evento, de inscrição gratuita, é acreditado pelo IPDJ, com 1,6 Unidades de crédito (componente específica da formação contínua de treinadores de canoagem).

Publicado em Notícias

No dia 6 março, iniciou-se o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio, no Largo da Feira, em Montemor-o-Velho.
Na sessão de abertura que contou também com as intervenções do diretor da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), Fernando Alves Martins, e do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos; o presidente da Câmara Municipal, ao lembrar que o Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio “é um evento que promove várias coisas importantes no concelho: o grande e famoso arroz carolino do Baixo Mondego e a lampreia”, sublinhou: “É um poema que tem dois versos e nós gostamos de ouvir esse poema à mesa”.
No momento e ao referir a importância do evento para economia local, Emílio Torrão avançou ainda que o festival “é um evento para esclarecer e desmistificar”, no que diz respeito ao COVID-19. “Não temos que entrar em euforias nem em prantos desnecessários. Existe um problema e tem que ser encarado com seriedade”, reforçou.
Neste sentido, foi preparado pelo Município, por exemplo, um folheto informativo com as medidas de prevenção e auto-proteção, implementadas com base nas recomendações da DGS, tendo o edil montemorense esclarecido que Plano de Contingência - Coronavírus COVID-19, “é um plano dinâmico”.
Depois da já tradicional apresentação das tasquinhas e das suas ementas, seguiu-se a visita ao recinto do festival e aos stands. A animação ficou sob a responsabilidades d’O Nosso Fado, com Sara Travassos e Claúdio Dias e, como convidada especial, Carolina Pessoa, tendo Dj Diogo Estobia encerrado o serão.

Programa dia 7 | Sábado
12h-00h ARROZ DOCE NON STOP | Maratona de Confeição de Arroz Doce
16h00 SeniorMor Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho
17h00 Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro
18h00 Rancho Folclórico e Regional do Seixo
19h00 Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego Santo Varão
22h30 Quim Barreiros


 
Publicado em Notícias

Saber...