Itens filtrados por data: sexta, 08 julho 2022

 

Nos dias 13, 14 e 15 julho, os valores europeus e a juventude vão andar lado a lado no concelho de Montemor-o-Velho. No regresso muito aguardado do Acampamento da Juventude, os/as participantes vão ser desafiados pelo Município de Montemor-o-Velho a aprender mais sobre a Europa, a pensarem no mundo à sua volta e a dizerem o que gostariam de ver concretizado no concelho, na região e no país.

Com um programa diversificado e totalmente gratuito, os jovens com idades entre os 13 e os 30 anos vão ter acesso a atividades únicas e irrepetíveis, a começar logo pelo local do acampamento: o Castelo de Montemor-o-Velho.

As refeições temáticas dos países que fazem parte da União Europeia, jogos de pistas, uma festa na piscina, ao estilo de Ibiza, ou um jantar ao pôr do sol, como se estivesse numa das ilhas gregas, são algumas das muitas surpresas que a organização está a preparar.

“Depois de dois anos em que vivemos quase em modo virtual e a ansiar por momentos de confraternização, de criação e reforço dos laços de amizade, mas também de debate, de aprendizagem e de troca de ideias, é chegado o momento para relançar uma atividade que, à semelhança das duas edições anteriores, quer deixar muitas e boas recordações aos/às participantes”, referiu a vereadora da Câmara Municipal, Diana Andrade.

“Acreditamos na força e na vontade transformadora da juventude, por isso queremos que aproveitem esta oportunidade para levar a mensagem que a vida tem muitas possibilidades e que não há limites para os sonhos. Este ano assinala-se o Ano Europeu da Juventude e todo o Acampamento é desenvolvido a partir desta temática”, frisou.

 

As inscrições para o Acampamento da Juventude são limitadas e podem ser feitas através do seguinte link: https://bit.ly/AcampamentoJuventude22MMV.

 

Saiba mais sobre o programa em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/municipio/comunicacao/item/6348-acampamento-da-juventude-inscricoes-terminam-domingo-dia-10-de-julho

 

Publicado em Notícias

Não fiques de fora do #acampamentodajuventude 2022! É Gratuito!

Reserva já na tua agenda os dias 13, 14 e 15 de julho.

No último dia da iniciativa, a “viagem” vai passar pela Bélgica, Suécia e por uma festa na piscina, como se estivesses em Ibiza.

 

Não te atrases, as inscrições estão quase a acabar.

Link para inscrição: https://bit.ly/AcampamentoJuventude22MMV

 

#montemor #mmv #juventude #acampamentodajuventude #AnoEuropeuDaJuventude #oFuturoComeçaAgora

 

Consulta o programa em pdf, aqui.

 

Programação

Quarta-feira, 13 de julho | Castelo

10h– Receção dos participantes / Apresentação

Contextualização – A União.

A União Europeia é uma associação de países que cooperam em domínios de interesse comum, assente numa comunidade de valores. Estes valores fazem parte das sociedades europeias e estão consagrados no artigo 2.º do Tratado da União Europeia.

Dinâmica de apresentação.

 

10h30 – Regras do Acampamento 2022

Dinâmica.

 

11h30 – Montagem das tendas

 

Hei Finlândia! | 13h – Almoço

14h30 – Formação de equipas | Dinâmica | Jogo

 

Ciao itália! | 17h30 – “Sono un PIZZAiolo” – Workshop de pizza - INTEP

 

Hola Espanha! | 18h30 – “Guapa e Sabrosa” – Workshop de Sangria sem álcool - INTEP

 

19h30 – Jantar: pizzas e sangria (dos workshops)

 

21h30 – Sessão de Cinema | Filme – EUROTRIP

 

Sinopse: Logo após sua formatura, Scott recebe muito mais o que o esperado diploma: ele ganha um gigantesco fora de sua namorada. A solução agora é se embebedar, e afogar as mágoas junto com os amigos numa alucinante viagem pela Europa. Scott vai percorrer oito países, muitas confusões e incontáveis aventuras em busca daquela que pode ser a mulher da sua vida. Ou então achar uma dezena de "mulheres da vida"

 

 

Quinta-feira, 14 de julho | Castelo

Castelo

Bonjour França! | 9h – Pequeno-almoço: Croissants

 

Olá Portugal! | 10h – Jogos Tradicionais (Jogo da malha, corrida de sacos, jogo da corda e muitos mais).

 

Castelo (exterior) | Hallo Alemanha! | 12h30 – Almoço: Cachorro quente

Em 1852, um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund.

Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou uma sanduíche quente com pão, salsicha e molhos. 

 

Centro Náutico

14H30 – Apresentação: Ano Europeu da Juventude

Sessão dinamizada por: IPDJ - Direção Regional do Centro e CIM – EURODESK

 

16h – Stand Up Padel experience

 

17h – We are the Champions (Treinador João Tiago Lourenço (Federação Portuguesa de Canoagem) + Jovens medalhados internacionalmente)

-Treino de Canoagem

 

Castelo (exterior) | ΓΕΙΑ ΣΑΣ GRÉCIA! | 19h30 – Jantar: Gyros

Gyros é carne assada num forno vertical, servida num pão de pita. Como acompanhamento da carne incluem-se algumas verduras e molhos.

Na Grécia o gyros foi denominado ντονέρ "don'er" procedente do turco Döner kebab (que significa literalmente "assado giratório"), diferenciando-se deste por poder levar carne de porco.

 

Vila | 21h – Glow Walk – caminhada noturna/ Caça ao tesouro - Valores Europeus

 

Castelo | 23h – Glow Party – DJ e karaoke Pancinhas Eurovision Song Contest

 

Sexta-feira, 15 de julho

Hej Suécia!

9h – Pequeno almoço: Pannkakor

10h – BREXIT - (saída de Montemor)

A palavra Brexit vem da junção das palavras inglesas “Britain” (Bretanha) e “Exit” (saída). A expressão é usada para caracterizar o processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia iniciado com o referendo de 23 de junho de 2016. Nesta data, os britânicos escolheram deixar o bloco econômico e político europeu.

 

Pátio Bar – Meãs do Campo

Hallo Bélgica!

10:30 - “Europaz” (debate)

 Bruxelas é considerada a "capital" da UE, com uma longa história de acolhimento de várias das principais instituições da UE, como as sedes oficiais da Comissão Europeia, do Conselho da União Europeia e do Conselho Europeu, bem como uma das sedes do Parlamento Europeu.

Sessão dinamizada por:

CIM – Europe Direct

 

11h30  -  Ibiza Pool Party!

12h30 – Almoço

13:30 – Let´s talk

Balanço do Acampamento da Juventude 2022 | Dinâmica.

 

15h30 - Ibiza Pool Party! – parte II

18h – Regresso a Montemor-o-Velho

18:h30 – Tócarrumar!

19:30 – Bye Bye

Publicado em Notícias
Nos próximos dias, em que se verificam temperaturas elevadas, deve proteger-se contra o calor.
 
 
Sabia que a exposição a períodos de calor intenso constitui uma agressão para o organismo, podendo obrigar a cuidados médicos de emergência? Adote algumas medidas de proteção adicionais:
 
  • Procure ambientes frescos e arejados ou climatizados;
 
  • Aumente a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evite o consumo de bebidas alcoólicas;
 
  • Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Utilize protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renove a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina;
 
  • Utilize roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
 
  • Evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior;
 
  • Escolha as horas de menor calor para viajar de carro. Não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol e nunca deixe crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol;
 
  • Dê atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas;
 
  • Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas especificas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24;
 
  • Assegure-se que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta;
 
  • Contacte e acompanhe os idosos e outras pessoas que vivam isoladas. Assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado;
 
  • Mantenha a sua casa fresca: durante o dia feche janelas e persianas, e à noite, abra para entrar ar fresco e refrigerar o edifício.
 
Saiba mais em https://bit.ly/3NpNkia
 
 
Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural. Recorda-se que até dia 15 de julho, estamos em situação de alerta. Saiba quais as medidas de caráter excecional que estão em vigor em https://www.cm-montemorvelho.pt/index.php/avisos/item/6343-aviso-situacao-de-alerta-risco-de-incendio-rural-ate-15-de-julho
 
 
A prevenção começa em cada um de nós.
 
Portugal sem fogos depende de todos.
 
Em caso de incêndio ligue 112 (chamada gratuita).
 
 
 

Neste fim de semana, de 9 e 10 de julho, a canoagem e o karaté vão ser as modalidades que vão tomar conta do Centro Náutico e do Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho.

O Sensei Luis Maria Sanz, 8º Dan – Espanha, e o Sensei Silvio Campari, 7º Dan – Itália, vão orientar o Estágio Internacional de Verão que decorre, no fim de semana, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho.

Em paralelo, e também com a presença do Sensei José Ramos, 8º - Dan, realiza-se uma formação de treinadores (graus I, II, III e IV), sendo uma ação acreditadas pelo IPDJ (1,6 unidades de crédito).

A jornada desportiva e de formação é organizada pelo Centro Português de Karate (CPK), contando com apoio do Município de Montemor-o-Velho e da AKMV – Associação de Karaté de Montemor-o-Velho.

No Centro Náutico de Montemor-o-Velho, os/as canoístas dos escalões de juniores, seniores e masters dão início ao Campeonato Nacional de Regatas em Linha (Velocidade).

Devido ao calor previsto, os horários foram ajustados pela organização, não havendo a realização de regatas entre as 13h e as 16h.

A prova vai ter transmissão em direto no canal do youtube da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), ao longo de todo o fim de semana.

Nos dias 23 e 24 de julho é a vez dos escalões de iniciados, infantis e cadetes entrarem na água para a 2ª parte do Campeonato Nacional de Regatas em Linha.

A prova é de entrada livre, sendo uma organização da FPC com o apoio do Município de Montemor-o-Velho.

 

Saiba mais em Federação Portuguesa de Canoagem e/ou https://www.facebook.com/Cpk-Shotokan-248666305538799

 

Publicado em Notícias
Face às previsões climatéricas e ao risco de incêndio rural para os próximos dias, as Ministras da Defesa Nacional, da Saúde e da Agricultura e da Alimentação e os Ministros da Administração Interna e do Ambiente e da Ação Climática declararam Situação de Alerta, a partir de hoje, 8 de julho, até às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 15 de julho.
 
Neste período são implementadas medidas de caráter excecional: 
 
  • Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, com as exceções previstas no n.º 2 do artigo 68.º do Decreto -Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro, nomeadamente o acesso, a circulação e a permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional;
 
  • Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;
 
  • Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria;
 
  • Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;
 
  • Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.
 
 
 
 

Saber...