A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, encontra-se a preparar dois Centros de Acolhimento Temporário (CAT) e um Centro de Apoio Logístico (CAL) para fazer face à pandemia da COVID-19.

A funcionar em algumas das salas do Centro Educativo de Montemor-o-Velho e no pavilhão multiusos da escola sede do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, os dois CAT vão estar preparados para acolher, temporariamente, pessoas não contaminadas com COVID-19 provenientes de lares e IPSS’s do concelho, tendo a capacidade para acomodar até 25 pessoas com mobilidade reduzida e 80 pessoas com mais autonomia.

A Autarquia liderada por Emílio Torrão está ainda a preparar um CAL com capacidade para 50 camas prontas para servir os profissionais e operacionais ao serviço no concelho.

“Estamos perante um tempo de exceção e, por isso, continuamos, com determinação, a trabalhar todos os dias em prol da proteção e segurança de todos os Munícipes”, referiu o edil montemorense, no decorrer da visita técnica realizada com Delegado de Saúde aos três espaços, no dia 7 de abril.

Com palavras de incentivo e de agradecimento “a todos os que diariamente contribuem para combater a pandemia, desde os munícipes que dão o exemplo e cumprem o distanciamento social até todos aqueles que estão na linha da frente a combater o vírus”, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho sublinhou: “Estamos todos a dar o nosso melhor e, neste sentido, desejo que as camas, os colchões, os lençóis ou os cobertores não cheguem a ser usados”.

“Tenho a certeza que o nosso forte espírito de comunidade e a nossa capacidade de reagir ao desconhecido são armas que nos vão ajudar a vencer a COVID-19. Esta é uma luta com várias frentes de batalha e que nos impele a sermos maiores que a soma das nossas vontades”, reforçou.

Recorda-se que durante o fim-de-semana o trabalho de preparação dos centros decorreu com a preparação de mais de uma centena de camas de campanha e a recuperação de 23 camas articuladas, de modo a responder a qualquer evacuação no concelho que possa vir a ser necessária.

 

A DIVA – Cerveja Artesanal, um projeto de Óscar Gomes, natural da freguesia de Liceia, associou-se ao combate à COVID-19 e ofereceu 300 litros de ácido peracético já diluído de modo a ser usado na limpeza e desinfeção de superfícies.

Assim, o produtor de cerveja artesanal vem dar mais um contributo para travar o avanço da pandemia, fazendo com que o produto usado para desinfetar os equipamentos usados na produção de cerveja artesanal possa ser usado na higienização de diversos tipos de superfícies.

 

Recordamos que este espaço é dedicado a divulgar todas as boas práticas implementadas pelas empresas do nosso concelho. Se tem uma empresa e tem uma resposta social para fazer face à pandemia da COVID-19, envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para que a possamos divulgar.

De forma a evitar deslocações desnecessárias e apoiar o comércio local, o Município de Montemor-o-Velho lançou hoje a plataforma digital Compra Cá Dentro.

Acessível através da página http://compracadentro.cm-montemorvelho.pt, a plataforma agora criada permite consultar e entrar em contacto com os estabelecimentos comerciais do concelho de Montemor-o-Velho que dispõem de serviços à população neste período de emergência, no âmbito da COVID-19. 

A página resulta de um levantamento feito, em tempo recorde, pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho. 
 
“Queremos que os Munícipes continuem a proteger-se ficando em casa, mas também queremos que façam as suas compras no comércio local concelhio. Essa foi a base de partida desta plataforma digital”, recordou Emílio Torrão. O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que acredita que, "depois da pandemia, o paradigma do comércio vai mudar e, nesse sentido, o Município de Montemor continua na linha do progresso”, deixa um apelo aos empresários locais para que "informem dos serviços que têm disponíveis para que possam estar, também, unidos nesta nossa plataforma”.
 
Na “Compra cá dentro” pode ficar a saber os estabelecimentos do comércio local que continuam abertos, qual o serviço que estão a prestar nesta fase, os contactos, o tempo de entrega e a forma de pagamento. A informação está agrupada por freguesia e por setor de atividade. Nesta primeira fase, estão elencadas as empresas que fornecem bens essenciais (supermercados e mini mercados, restaurantes em take away, farmácias, mercearias, padarias, papelarias, talhos e peixarias), mas é intenção do Município de Montemor-o-Velho alargar o diretório a todo o comércio local concelhio.
 
Para Emílio Torrão, esta é uma demonstração de que “a crise também pode criar oportunidades e ideias positivas. Estou certo que a “Compra cá dentro” vai marcar a dinâmica comercial no concelho de Montemor-o-Velho no futuro.”
 
A recomendação é para ficar em casa, porém é fundamental criar algumas rotinas e combater a pandemia que estamos a enfrentar com ânimo e energias redobradas. No dia Mundial da Atividade Física, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, a pensar nas centenas de Seniores em Movimento que se vêm privados das suas divertidas e revigorantes aulas de atividade física gratuitas, preparou, em formato vídeo, planos de exercícios exemplificados pelos professores de desporto da autarquia montemorense.
Os exercícios podem ser feitos pelas várias faixas etárias e foram idealizados para serem feitos em casa.
No combate à COVID-19 todas as ações são importantes e o exercício pode ser um poderoso aliado. Mesmo à distância o exercício pode continuar!
Siga o conselho da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho a “Viver Saudável...em casa!”

Perante este tempo de exceção que o Mundo atravessa, o Município de Montemor-o-Velho não baixa os braços e continua, com determinação, a trabalhar todos os dias em prol da proteção e segurança de todos os Munícipes.
Acompanhe o trabalho que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho está a desenvolver na preparação de 2 centros de acolhimento para fazer face à pandemia do coronavírus.
Com a finalidade de receberem, temporariamente, pessoas não contaminadas com COVID-19 provenientes de lares e IPSS’s do concelho, estes dois centros terão capacidade para até 25 pessoas com mobilidade reduzida e 80 pessoas com mais autonomia.
A Autarquia liderada por Emílio Torrão está ainda a preparar um terceiro centro de acolhimento com 50 camas para profissionais / operacionais.
Este fim-de-semana continua a recuperação de 23 camas articuladas e a preparação de mais de uma centena de camas de campanha para responder a qualquer evacuação no concelho que possa vir a ser necessária.
Estamos a fazer a nossa parte! Faça também a sua. Conter a pandemia está, também, nas suas mãos. Fique em casa!
 
#montemorovelho #mmv #covid19 #montemorficaemcasa

“Apostar na prevenção, mudar comportamentos e reforçar o sentido cívico de todos” foram alguns pressupostos avançados pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, aquando da preparação da campanha de rua dirigida aos automobilistas.
“A luta contra a pandemia exige um esforço de todos e os efeitos da COVID-19, por muito que desejemos o contrário, vão continuar a fazer-se sentir durante muito tempo. Queremos relembrar que se todos fizermos a nossa parte será mais fácil”, reforçou.
Desde 31 de março, junto à rotunda do Tribunal e na rotunda Alves Barbosa, na ex-EN 111, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho concretiza mais esforço na contenção da COVID-19 e fortalece a mensagem de combate à doença: “Está nas suas mãos. Proteja-se a si e aos outros”.
Numa altura festiva e propícia às deslocações para passear ou para visitar a família e amigos, a campanha incentiva a que #Montemorficaemcasa e desafia os automobilistas a seguirem-lhe o exemplo.

COVID-19 | Montemor-o-Velho alerta automobilistas com outdoors

 
 
A situação epidemiológica vivida à escala global está a ser um desafio para todos. A aprendizagem, o ensino e a formação também não são alheios a estes desafios e, por isso, damos-lhe a conhecer uma empresa pertencente ao concelho de Montemor-o-Velho especializada em formação online.
A E-LEARN PT® – Formação à Distância e Consultoria está a promover uma campanha Ficaremcasa, até 15 de abril, com oferta de um vale de desconto.
Saiba mais em https://www.facebook.com/elearn.pt/photos/a.908302595905914/2737892916280197/?type=3&theater e em https://e-learn.pt.
 
Recordamos que este espaço é dedicado a divulgar todas as boas práticas implementadas pelas empresas do nosso concelho. Se tem uma empresa e tem uma resposta social para fazer face à pandemia da COVID-19, envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para que a possamos divulgar.
 

 

Ir à farmácia ou fazer as compras no supermercado para as necessidades do dia-a-dia foram algumas das atividades feitas pelos mais velhos que vieram ser alteradas pela COVID-19.
A pensar na segurança e bem-estar dos fregueses mais idosos, a União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMVG) preparou um serviço de entrega ao domicílio de alimentos e medicamentos para os seniores que não disponham de apoio familiar ou institucional.
Para solicitar o serviço, os contactos podem ser feitos por telefone - 239680353 ou 936738146 – por via correio eletrónico - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Ainda no âmbito das medidas de combate à pandemia, a UFMVG procedeu ao encerramento dos cemitérios da sua área de jurisdição.
A medida entrou em vigor no dia 27 de março, sendo que os cemitérios serão abertos apenas para situações de natureza urgente e inadiável, nomeadamente funerais, pelo que estarão abertos pelo período estritamente necessário, não podendo ter mais de 20 pessoas presentes nas respetivas cerimónias fúnebres.

Recordamos que este espaço é dedicado a divulgar todas as boas práticas implementadas pelas empresas do nosso concelho. Se tem uma empresa e tem uma resposta social para fazer face à pandemia da COVID-19, envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para que a possamos divulgar.

 

 

Continuando uma atuação em proximidade e com o intuito de proteger e resguardar os seniores, a Junta de Freguesia da Carapinheira dá mais um exemplo de boa prática.

Entre 6 e 17 de abril, a Junta de Freguesia da Carapinheira vai providenciar o pagamento do Vale Postal – Reforma na residência dos seus fregueses – Pensionistas.

Para o efeito, é necessária marcação prévia através dos seguintes contactos:
Telefone: 239 629 176
Telemóvel: 938 271 601
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Recordamos que este espaço é dedicado a divulgar todas as boas práticas implementadas pelas empresas do nosso concelho. Se tem uma empresa e tem uma resposta social para fazer face à pandemia da COVID-19, envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., para que a possamos divulgar.

O Município de Montemor-o-Velho ativou hoje, dia 30 de março, às 10 horas, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e o Plano de Contingência Municipal para a COVID-19 devido à evolução da situação epidemiológica da pandemia da COVID-19 e à existência de 12 casos positivos confirmados no concelho. Esta medida visa conter possíveis cadeias de transmissão da pandemia da COVID-19 na comunidade, minimizando, assim, o perigo de contágio.
 
A Autarquia liderada por Emílio Torrão está a trabalhar na preparação de espaços municipais - centro educativo e pavilhão municipal -, que poderão acomodar idosos em caso de necessidade. “Estamos a preparar-nos e a equipar estes espaços com mais de uma centena de camas para podermos responder a esta situação de exceção”, salientou o presidente da edilidade.
 
Ainda esta semana, a Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, vai iniciar a higienização dos espaços mais frequentados do concelho de Montemor-o-Velho.
 
Os próximos dias e semanas vão ser extremamente desafiantes. Todos teremos de fazer a nossa parte. É hora de demonstrarmos, mais uma vez, a força de Montemor-o-Velho e a vontade de superar as dificuldades, protegendo-nos enquanto comunidade.” Emílio Torrão apelou ainda "a todos os munícipes para, com serenidade, seguirem as recomendações da Direção-Geral da Saúde e continuarem a cumprir os deveres cívicos. Estamos em Estado de Emergência e todos temos de fazer a nossa parte com disciplina e precaução. É vital ficar em casa, evitar deslocações que não sejam absolutamente necessárias e manter um distanciamento social. Só desta forma nos podemos proteger e proteger os outros.
 
Pág. 1 de 5

Saber...