Itens filtrados por data: domingo, 25 março 2018
domingo, 25 março 2018 21:38

Fé e devoção em Montemor-o-Velho

A procissão diurna do Senhor dos Passos voltou a atrair muito público e centenas de fiéis a Montemor-o-Velho, no dia 25 de março.
A sentida manifestação de fé, saiu da igreja de Santa Maria de Alcáçova, no Castelo, passou pelas ruas do centro histórico e terminou na igreja do Convento de Nª Sr.ª dos Anjos, tendo contado também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo.
Abrilhantada pela Associação Filarmónica 25 de Setembro, a Solenidade do Senhor dos Passos foi uma organização da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Aos sermões do calvário, do pretório e do encontro, em Montemor-o-Velho, a procissão do Senhor dos Passos conta ainda com o canto da Verónica: “O vos omnes, qui transitis per viam, attendite, et videte si est dolor imilis sicut dolor meus (Ó vós todos que passais por este caminho, vede se há dor igual à minha dor)”.
A Solenidade do Senhor dos Passos continua a encontrar no concelho de Montemor-o-Velho uma forte tradição, realizando-se, nas semanas anteriores à celebração da Páscoa, na Carapinheira, Pereira, Tentúgal e Montemor-o-Velho.

Publicado em Notícias

No dia 25 de março a freguesia de Liceia recebeu centenas de visitantes por ocasião da realização da Via Sacra ao vivo e da 2ª edição do Mercadinho – Páscoa.
Antes do início da Via Sacra ao vivo, um momento de particular religiosidade, a vereadora Paula Rama, acompanhada Joaquim Martinho, presidente da Junta, e de Margarida Gante (tesoureira), passou pelo Mercadinho de Liceia – Páscoa e, tal como na edição de Natal, esteve à conversa com os expositores, desejando “os maiores sucessos para a iniciativa”.
Muito satisfeito com a adesão demonstrada, Joaquim Martinho referiu: “Esta edição voltou a superar as expetativas e tivemos mais expositores presentes”.
No “Parque de Máquinas e afins” da Junta de Freguesia de Liceia, ao longo dia, os visitantes puderam adquirir produtos da terra, artesanato, livros, doçaria e licores.
Momentos mais tarde, junto à loja do Sr. Arsénio, a vereadora Paula Rama, acompanhada do Presidente da Junta, fez questão de marcar presença no início da iniciativa que convidou à reflexão e à recriação ao vivo das cenas da Paixão de Cristo.
Na ocasião, Telma Santos, responsável da iniciativa que se realizou primeira vez em 2017, revelou: “Este ano fomos ainda mais arrojados. O percurso está maior e, para além das estações da Via Sacra, temos também quatro cenas novas, começando pela entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um momento que deu origem ao Domingo de Ramos e que estamos, hoje, a celebrar”.
A iniciativa contou com a participação de cerca de 40 figurantes da freguesia, teve a colaboração da Comissão Fabriqueira, do grupo coral da Igreja de S. Miguel, da Junta de Freguesia de Liceia, e, com o intuito de dar ainda mais realismo, a população foi desafiada a vestir-se à época.
O percurso terminou junto à Igreja de S. Miguel, emocionando o muito público presente.

Publicado em Notícias
domingo, 25 março 2018 21:29

AMA continua a surpreender 124 anos depois

O dia 25 de março foi de festa na sede da AMA – Academia Musical Arazedense, em Arazede. A instituição assinalou 124 anos de dedicação à música, à cultura, ao ensino e ao associativismo, tendo surpreendido os presentes com o lançamento do nº 1 da Revista da Academia Musical Arazedense.
Na ocasião, Aurélio Rocha, presidente da direção, acompanhado dos mentores do projeto, João Ribeiro, Carla Santos, Francisco Duque e Joana Fernandes, referiu: “É bom termos gente nova nos Corpos Sociais para criar projetos inovadores. Celebramos 124 anos, mas continuamos a ser uma casa jovem”.
No momento, o dirigente deixou palavras de agradecimento também ao major Reis, pela oferta da reprodução de uma foto muito antiga da filarmónica, bem como revelou um desejo que gostava de ver cumprido até ao próximo aniversário: “Inaugurar um novo piso da sala de espetáculos da AMA”.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama, ao referir que “o aniversário da AMA é sempre um momento muito marcante”, destacou o trabalho realizado pela instituição arazedense e sublinhou: “Quero, em nome do município, dar os mais sinceros parabéns à AMA. Esta casa é um motivo de orgulho para todos nós e é sempre um prazer saber que a AMA leva o nome da freguesia e do concelho mais longe”.
Na cerimónia que contou também com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos e do representante da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra, Augusto Marques, o presidente da Assembleia-geral, Fernando Ramos, ao fazer referência à entrega de emblemas da AMA aos músicos que iniciaram a sua formação musical e que, anos mais tarde, acabaram por ingressar no ensino superior, referiu que “há na música, indiscutivelmente, algo de relevante para quem faz estudos superiores”, nomeadamente no que diz respeito à matemática.
Ao desafiar os presentes para lerem a nova revista até ao fim, Fernando Ramos, aproveitou o momento para partilhar o texto escreveu e destacou: “De facto, o registo formal da atividade desenvolvida em 2017 em forma de revista anual é mais um contributo para a já longa e honrosa história da nossa Associação e merece o registo que agora se faz e que assim continue a ser feito”.
Antes do concerto de aniversário, a sessão solene foi palco ainda da imposição de estrelas aos músicos com 20 anos de dedicação à filarmónica – Sabrina Pereira, Tiago Pereira, Sara Marcelino e Marta Pereira. Foram ainda entregues diplomas aos novos elementos da AMA – Miriam Carvalheiro (violino) e Marina Silva (flauta), bem como foram oferecidos emblemas da AMA aos alunos que ingressaram no ensino superior – Ana Baptista, Daniel Mendes, Diogo Dourado, Mariana Marques e Stephan Negrão.

Publicado em Notícias
domingo, 25 março 2018 21:23

VI Trail Viver Pereira reuniu 900 atletas

A edição de 2018 do Trail Viver Pereira foi organizada pela OzXtreme/ADCR Pereira, a nova seção de trail daquela associação pereirense, tendo reunido cerca de 900 atletas, no dia 25 de março.
O local da chegada passou, desde a última edição realizada em 2016, da praça da Urbanização da Quinta de São Luiz para o pavilhão da ADCR Pereira, mas a emoção dos trilhos propostos, a animação e alguma lama continuaram a fazer parte de um evento que já conquistou o público e que continua a merecer os mais rasgados elogios dos participantes.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, esteve presente na cerimónia de entrega de prémios e, ao saudar “mais uma iniciativa desportiva de excelência”, deu os parabéns à organização e a todos os que colaboraram para o seu sucesso, bem como se congratulou “pela realização de um evento que promove a freguesia e o concelho a nível regional e nacional”.
Tiago Batista, da organização, fez um balanço muito positivo e, ao referir “o ambiente espetacular vivido” na 6ª edição do trail, lembrou que “a prova é aberta a todas as pessoas e que há muitos atletas que escolhem o trail de Pereira para iniciar a sua atividade desportiva”.
“A forma como são recebidos, a boa organização e os percursos muito bem marcados são alguns dos pontos positivos referidos pelos participantes”, explicou.
A iniciativa colocou à disposição três percursos disponíveis – trail longo (25 km), trail curto (13km) e caminhada (10km).
No trail longo, Ricardo Martins, da OzXtreme/ADCR Pereira, e Susana Echeverria, do Coimbra Trail Running, foram os mais rápidos nas respetivas categorias.
No trail curto, Messias Dias e Maria Ramos, ambos do Dci/CCDRPedrulha-Mealhada, alcançaram os lugares cimeiros no pódio.
A equipa “Caminhar ao Luar” levou para casa o prémio de equipa mais numerosa.
Na geral (trail longo), a equipa anfitriã, OzXtreme/ADCR Pereira também conquistou a primeira posição.

Publicado em Notícias

GDE - Grupo Desportivo da Ereira | Agenda Desportiva

24 e 25 de março

Publicado em Agenda Cultural

24 e 25/ sábado e domingo | Ereira

Sábado: almoço // peixe do rio durante a tarde e noite

 

Atuação |

Grupo Musical AC

Grupo Filclórico

 

Inscrições Limitadas

Joaquim Coelho | 964 800 273

Alcides Costa | 913 682 556

Vasco Martins | 938 320 644

Centro de Dia | 269 676 379

 
 
Publicado em Agenda Cultural
domingo, 25 março 2018 16:52

Via Sacra ao Vivo | Liceia

25/ domingo | 15h | início junto ao largo do Arsénio e termina na Igreja de São Miguel

Publicado em Agenda Cultural
domingo, 25 março 2018 14:05

II Mercadinho de Liceia | edição Páscoa

25/ domingo | entre as 10h e as 18h | Liceia
Publicado em Agenda Cultural

124º aniversário Academia Musical Arazedense | Arazede

Publicado em Agenda Cultural

O desportivismo e a confraternização continuam em destaque na 4ª edição do Torneio de Futsal Interfreguesias, organizado pelo Município de Montemor-o-Velho.
No dia 24 de março, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, a vereadora Paula Rama assistiu ao início da 4ª jornada da competição e aproveitou para desejar um bom momento desportivo às equipas da Juntas de Freguesia da Carapinheira, de Tentúgal, de Meãs do Campo e União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
Dando continuidade à celebração desportiva, a vereadora Paula Rama, a convite da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, marcou também presença no convívio que reuniu atletas da freguesia que têm participado, ao longo dos anos, nos eventos desportivos realizados pela Câmara Municipal, nomeadamente no Torneio de Futebol Juvenil e no Torneio Interfreguesias.
O momento de confraternização decorreu na sede da ACPM – Associação de Caçadores e Pescadores de Meãs.

Publicado em Notícias
Pág. 1 de 2

Saber...